SAAE de Carinhanha em Conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação e Vigilância Sanitaria organizaram um evento em celebração do Mundial da Água no Povoado do Angico na Escola Municipal Luiz Viana Filho.
O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. Por isso, o SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Carinhanha, aproveitou a data para promover um encontro com consumidores para falar sobre a importância da água para a vida e o seu uso racional.
A comunidade escolhida foi o Angico, distante pouco mais de 20 km da sede do município, margeada pelo Rio São Francisco e grande produtora regional de frutas, o local está em pleno desenvolvimento.
O Diretor do SAAE, Damião Ribeiro, explica que a comunidade do Angico foi escolhida por ser uma comunidade ribeirinha e por ser uma comunidade agrícola, que faz muito uso da água.
Além do SAAE, participaram do evento, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Cultura, Esportes e Lazer, a Vigilância Sanitária e o teatro Entre Rios, como ação integrante do Março com Elas, também comemorando o mês da mulher.
A palestra do SAAE buscou conscientizar a população sobre a importância de cuidar do nosso Rio São Francisco, sobre o tratamento da água, seu uso racional e a questão do controle ambiental relacionado não só a água mas também ao ecossistema.
“Então essa essa palestra buscou mostrar para a comunidade a importância da gente cuidar da água, do meio que a gente vive. Não jogando lixo na beira do rio, não desmatando. Usando a água com consciência. Não desperdiçando pra que ela não venha faltar”, disse Damião.
Um dos pontos lembrados na palestra pelo Diretor do SAAE foi sobre a necessidade de preservar o Velho Chico e seus afluentes e alertou que outros rios que eram perenes, ou seja, não secavam durante o ano como é o caso do Rio Verde que se que só existe no período de chuva, sendo considerado intermitente.
Um dado importante:
O SAAE de Carinhanha é referência em tratamento do seu esgoto na região da Bacia do Rio São Francisco. Mais de 95% das residências urbanas já estão conectadas à rede coletora. Além disso, antes de devolver esses resíduos ao meio ambiente, a autarquia realiza o tratamento desse esgoto assegurando com uma eficiência no serviço que atinge um percentual de 80% na pureza da água que é devolvida ao rio.